Histórico de educação
(ou porquê FHC vs Lula é diferente de Obama vs McCain)
Dias atrás, eu dei um share no Reader (sharei?) com o seguinte texto:
Barack Obama:
Columbia University - B.A.
Political Science with a Specialization in International Relations.
Harvard - Juris Doctor (J.D.) Magna Cum Laude
Joseph Biden:
University of Delaware - B.A. in History and B.A. in Political Science.
Syracuse University College of Law - Juris Doctor (J.D.)
vs.
John McCain:
United States Naval Academy - Class rank: 894 of 899
Sarah Palin:
Hawaii Pacific University - 1 semester
North Idaho College - 2 semesters - general study
University of Idaho - 2 semesters - journalism
Matanuska-Susitna College - 1 semester
University of Idaho - 3 semesters - B.A. in Journalism
Ao qual o Hermes respondeu:
Fernando Henrique Cardoso:
- 1968: Titular da cátedra de Ciência Política, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, USP.
- 1963: Livre Docência em Sociologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, USP.
- 1962/63: Curso de pós-graduação, Laboratoire de Sociologie Industrielle, Universidade de Paris.
- 1961: Doutorado em Ciências, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, USP.
- 1953: Especialização em Sociologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, USP.
- 1952: Licenciado em Ciências Sociais, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, USP.
Luis Inacio Lula da Silva:
- 1952: engraxate, ambulante.
- 1953: office-boy
- 1954: ingressou numa metalúrgica, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.
- Formacao academica: primeiro grau incompleto.
Como o Reader ainda não tem threaded discussions, aqui vai o que eu penso a respeito:
A diferença entre o histórico acadêmico de FHC e o de Lula é fruto completo das diferenças das oportunidades que as pessoas tem no Brasil. Descendente de generais e políticos, nascido no Rio de Janeiro e crescido em São Paulo, Fernando Henrique recebeu as oportunidades que esse país oferece aos que nascem "direito" (grupo em que eu me encontro).
Já Lula nasceu, como diz Tom Zé, "brasileiro, fudido, feladaputa". De Caetés, interior do Pernanbuco, sétimo filho, veio como retirante no pau-de-arara pra São Paulo. E, enquanto FHC fazia Ciências Sociais na USP, trabalhava de engraxate para complementar a renda da família.
Comparar os dois resultados acadêmicos a partir de origens tão distintas é praticamente impossível. Como dizer que Lula não se daria tão bem quanto FHC? Como dizer que FHC se daria tão bem quanto Lula? As desigualdades sociais tiveram e têm um papel fundamental nas oportunidades de educação no Brasil.
Nos EUA os quatro candidatos parecem vir de famílias de classe média, Obama sendo o com histórico mais difícil. Assim, o passado acadêmico aqui pode ser comparado mais facilmente. McCain foi um dos piores de sua turma e Palin nunca passou mais de 3 semestre no mesmo lugar. Em ambos os casos, isso parece indicar algum desprezo pelo estudo acadêmico.
Como talvez o Hermes queira ter dito, isso não necessariamente indica que eles poderiam ser presidentes ruins. De fato, histórico acadêmico não é o indicador único de um bom presidente. Há sim um conjunto de fatores - que incluem o estudo, não necessariamente acadêmico - que parecem ser importantes.
Por outro lado, o uso que as pessoas fazem das oportunidades que receberam tem que ser levado em conta. Senão, o que será? "Joãozinho tinha pai rico, nunca estudou, nunca passou mais de 6 meses nos 10 empregos que teve, nunca produziu nada, mas isso não quer dizer que ele não possa ser um bom presidente". Ou ainda, "Maria acha que a Terra tem 10 mil anos e que os dinossauros viveram junto com os homens, mas isso não quer dizer que ela não possa ser uma boa ministra da ciência".
Penso que não é questão de se votar ou não em uma pessoa com sucesso acadêmico. Mas quem eram essas pessoas? McCain era um dos piores aluno da Naval Academy. Palin aparentemente "winged her way out" da universidade. Será mesmo que isso não diz nada sobre como eles são?
Será que o Lula-miserável-torneiro-mecânico é tão diferente do Fernando-sociólogo-professor e tão igual ao McCain-filhinho-de-papai-último-da-turma? Será que a enorme diferença acadêmica entre Obama-Binden e McCain-Palin, todos vindos de famílias com oportunidades semelhantes não diz algo sobre eles?
Pronto. Escrevi demais.


